República Atual ou Nova República

novembro 19, 2008 às 5:07 pm | Publicado em História | 17 Comentários

Com a eleição indireta de Tancredo Neves em 1985 um civil chegava ao cargo de presidente brasileiro, assim tinha fim o Regime Militar e se iniciava novamente uma república democratica.

José Sarney (1985-1990) assume no dia 15 de março de 1985 no lugar de Tancredo Neves que havia sofrido um derrame no dia anterior. João Figueiredo se nega a passar a faixa presidencial a Sarney, pois ele que antes era da ARENA traiu o partido ao se aliar ao PDS. Com a morte de Tancredo, Sarney se torna o presidente oficial do Brasil. Logo no começo de seu governo começa a cumprir o que havia sido discutido na Convenção de Miami de 1984, em que os EUA pregava as medidas de globalização e aberturas politicas, e assina com a Argentina a Declaração de Iguaçu que seria a base para o futuro Mercossul. Mandou para a assembléia constituinte o Emendão que aprovava as eleições diretas até a aprovação da nova constituição, a Constituição de 1988. Surgia no Brasil uma nova juventude que deixava de ser tão engajada politica, mas que continuava preocupada com o Brasil. Houve um imenso racha politico no PMDB, o maior politico da época pois reunia os mais variados tipos de politicos (de Jânio Quadros a FHC (na época era um radical de esquerda)) e os radicais se separaram e criaram o PSDB que muito se parecia com o PT partido que ganhava prestigio entre os operarios e os trabalhadores rurais. Fracassou miseravelmente ao tentar estabilizar a economia brasileira tendo quatro planos economicos fracassados: Cruzado, Cruzado II, Bresser (ministro da fazenda que bolou o plano e que foi demitido ao ver o fracasso do mesmo) e Verão, na verdade Verão foi um apelido dado pelo povo que já não acreditava no sucesso de um plano economico (se referindo as 4 estações do ano, ou a um travesti que ficava famoso na televisão o Vera Verão). O governo que começou com 223% de inflação terminava com 4852%, a inflação estava muito mais que fora de controle. Uma figura politica ganhava prestigio do povo, parecendo ser mais um novo Jânio Quadros e com retoques de JK. Fernando Collor criticava todos os partidos politicos, a corrupção, os fracassos economicos e atribuia a ele ser o salvador da nossa economia.

Fernando Collor de Melo (1990-1992) derrotou Lula líder do PT, que disputou com Leonel Brizola a vaga no segundo turno após num debate controlado pela GLOBO conseguir que o mesmo perdesse o respeito da população. Exigiu que Sarney desse um feriado de três dias aos bancos no inicio de seu governo prometendo iniciar seu plano que iria domar de vez a inflação e que colocaria de vez o Brasil no 1º mundo.
No dia em que os bancos voltavam a funcionar entrava em vigor o Plano Collor, em que todo o dinheiro estava congelado! Por uma briga familiar envolvendo a herança de seu pai, seu irmão divulgou um esquema que envolvia PC Farias, o tesoureiro de sua campanha presidencial, em que o tesoureiro conseguia liberar o dinheiro dos empresários se eles ‘molhassem’ sua mão. Collor tentou implantar o Plano Collor II que era uma cópia fajuta do primeiro plano economico de seu governo e que resultou em demissões em massa de serores públicos e privados tudo por causa do novo congelamento de cruzados. Iniciou a privatização de empresas. O esquema PC Farias foi apurado por uma CPI na câmara dos deputados e Collor foi caçado, iniciava-se o processo de Impeachment. Collor foi a tv pedir que o povo fosse as ruas trajados com as cores do Brasil para apoiá-lo. Assim como Jânio Quadros quebrou a cara ao achar que o povo iria querer a sua volta, Collor viu o povo desfilar de preto pela ruas no movimento ‘Caras Pintada‘ e exigir seu Impeachment. Ele foi o primeiro presidente na história do mundo a ter o processo realizado. Seu mandado foi caçado e ele ficou impedido de se candidatar por dez anos. Assinou em seu governo o Tratado de Assunção que oficializava o Mercossul.

Itamar Franco (1992-1994) o vice de Collor assumia em seu lugar e logo que o fez cortou relações com o alagoano. Colocou como ministro da fazenda um sociologo que havia perdido as eleições de São Paulo e líder do PSDB: Fernando Henrique Cardoso que percebeu que não havia nenhum metodo de acabar com a inflação com mágica. FHC foi até a tv e declarou ao povo que havia sim um meio de acabar com a crise economica, mas para isso iriamos sofrer um longo periodo sem liberdade economica. Era aprovado então no governo de Itamar Franco o Plano Real. No governo de Itamar Franco ainda foi realizado o 2º plebiscito da história do país (o primeiro foi durante o governo de Jango) em que tal qual o 1º se perguntava a população brasileira qual regime preferia: Monarquia ou Republica e o modo de governo, presidencialismo (absolutismo no caso de monarquia) ou parlamentarismo. A República presidencialista venceu novamente.

Fernando Henrique Cardoso (1994-2002) foi eleito duas vezes no 1º turno, derrotando Lula que era um forte candidato, pelo sucesso do Plano Real do governo de Itamar Franco, em seu governo aprovou emenda da reeleição em que o mandato deixava de ser de 5 anos e passava a ser de 4 com chances de reeleição ao candidato. No primeiro dia de seu mandato entrava em vigor o Mercossul com a participação da Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil que tentava criar na América Latina um bloco economico igual a União Europeia. Continuou com a politica de privatizações iniciada no governo de Collor e Itamar Franco (que privatizou a Companhia Siderugica Nacional (CSN)) e FHC privatizou a Vale do Rio Doce. Dois incidentes envolvendo o MST (herdeiro das Ligas Camponesas): Corumbiara (RO) em 1995 e Massacre no Eldorado dos Carajás, em que ficou claro que a policia havia executado alguns dos 19 mortos. O Ataque Especulativo que se iniciou em 1997 nas bolsas de valores asiaticas (a 1ª foi a de Hong Kong) em que os investidores passaram a especular tirar o dinheiro dos paises para forçar os governos a aumentar as taxas de juros para que eles conseguissem mais lucros. A bolsa de valores da Rússia, México e Argentina não aguentaram o Ataque Especulativo e entraram em recessão. O Brasil depois de garantir muitas vezes estar com doláres o bastante para aguentar o Ataque Especulativo, numa noite perdeu 40 bilhões de doláres, o dolár que valia 1 real passou a dois. O governo de FHC foi ao público e garantiu que tomaria as medidas provisórias para controlar a moeda. Nas eleições de 1998, FHC foi reeleito pois o povo esperava que ele contornasse a crise assim como fez com a crise inflacionária. A crise economica impossibilitou o governo de fazer manutenção em estradas e no setor de energia, o que resultou no Apagão. O governo terminou e não conseguiu contornar a crise. Tanto que José Serra, candidato de FHC perdeu as eleições de 2002. Ainda no fim do mandato de FHC começaram a surgir escandalos politicos de corrupção (como o tucanoduto). FHC apesar de ter saído do seu governo sem muito prestigio conseguiu um feito incrível, ter controlado a inflação. Foi fortemente contra o plano dos EUA de criar a ALCA (Area de Livre Comercio das Americas) junto com a Argentina.

Luis Inácio Lula da Silva (2002-2008-…) após ter 3 derrotas consecutivas conseguiu subir ao poder, sendo o 1º presidente eleito natural de PE, o 1º civil sem diploma universitário e o primeiro politico de esquerda a assumir o comando do país. Assim como seu antecessor foi reeleito, mas suas duas vitória foram obtidas no 2º turno. Ganhou a faixa de presidente de FHC, repetindo finalmente o passar da faixa presidencial entre dois presidentes eleitos que havia acontecido pela última vez com JK e Jânio Quadros. Continuou com a maioria das politicas de FHC, e colheu o que seu antecessor havia plantado como uma estabilidade economica. Aliou o PT a partidos que antes eram grandes inimigos, transformando o PT em um partido de centro e causando o racha que levou os radicais do partido a criar o PSOL. Após a sua primeira derrota no congresso por tentar fechar os bingos (principais meios de lavagem de dinheiro do narcotráfico) começaram a aparecer escandalos politicos de corrupão. Os escândalos foram tão grandes que abalaram o governo, Lula foi forçado a demitir seus dois alicerces: o ministro da fazenda Antônio Palocci e o ministro da casa civil José Dirceu, que foi denunciado no caso “Waldomiro Diniz”. O congresso chegou a executar três CPI aos mesmo tempo (duas na câmara dos deputados e uma no senado): a CPI dos bingos, do mensalão e dos correios. Mesmo assim conseguiu contornar a crise, pois contratou seus dois novos alicerces: Dilma Rouseff e Guido Mantega, ministros da casa civil e da fazenda respectivamente. O governo ainda sofreu com a crise do Apagão Aereo. Ganhou prestigio com as massas populares com programas como Fome Zero e Bolsa Familia e com a grande estabilidade economica que o país vivia. Consolidou o Mercossul e assinou o tratado que criava o Unasul, que oficializava as ideias de criar na America Latina um mercado comun tão forte como o da UE. Se aliou a outros paises emergentes no BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) e foi um dos idealizadores do G20 (grupo das 20 economias mais fortes do mundo que provavelmente substuirá o G8). Confirmou a posição brasileira em relação a ALCA, tornando-a inviavél. Intensificou as tentativas de conseguir para o Brasil um assento permanente no conselho de segurança da ONU, e mandou tropas para liderar a reconstrução do Haiti a serviço da ONU. Entrou na crise economica de 2008 com uma boa estrutura economica. Ainda não se sabe qual fim terá.

Aqui nós acabamos o programa de História do Brasil da COVEST e da UPE, isso mesmo! Terminamos. Na verdade fico devendo a parte de Cultura que foi colocada no programa de História, mas como acho que nem dá tempo, nem eu conseguirei fazer um bom resumo de culura vou ficando por aqui.

Obrigado pela paciencia por ter lido meus resumos e espero que eles sejam muito uteis para vocês tanto na primeira fase como na segunda

Boa Sorte domingo para todos nós

;D

Bruno Tôp

Anúncios

17 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. mim escreve!
    sobre republica

    • eu amei esse site ele tem tudo o que eu quero pro meu trabalho quem disser q isso é uma bosta esta muito enganado!!!!

  2. esta otimas as informações desta pagina da internet aqui deu pra pegar o assunto da minha prova.
    Esta otimo melhor não pode ficar

  3. dia 15 de março é meu aniversario huhuhuhuhu kkkkkkkkkk

  4. E noix engenhooooooooooooooooooooo

  5. esse gabriel e o0 rafael fika mandando bostaa m,anda eles se fude…..

  6. AULA XATA!!

  7. gaYs

  8. essas informações são umaaa BOOOSTAAA !!!

  9. aaaaaaaaa

  10. MEU ESSE SAIT É UMA BOSTA ;x

  11. EU JA SABIA TUDO QUE ESTÁ AQUI MEU VOCÊS NÃO SABEM DIMINISTRA UN SAIT ?

  12. BOOOOSTAA BOOOSTAA BOOOSTAA !! ISSO AQUI É UMA BOOOOOSTA, ^^’

  13. BBBBBBuuuuuuuuuccccccceeeeeeetttttttaaaaa ccxccaabeluda
    ]!

  14. como e o josé

    vc pode me responde

  15. são paulo futebol clube ; é nóis!!!!!

  16. estas informaçoesss estao ótimas deu pra pegarr tudinhoo do meu trabalho da escolaaaaaaa

    ass:letícya nascimento ♥♥♥♥


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: