Economia do Governo Geral

outubro 17, 2008 às 12:13 am | Publicado em História, Vestibular 2009 | Deixe um comentário

primeiro resuminho meu, de vários eu acho, eles me ajudam a relembrar assuntos que não me recordavam e pra os interessados é um ótimo resumo, ah os resumos são baseados nas aulas de Da Mata, o grande professor!

Periodo do Governo Geral (1548-1720)

Intodução:

Depois que a expedição de Cabral aportou nas terras do Nordeste brasileiro, Portugal passou a explorar sem prioridade o famoso Pau-Brasil. Com a decadência do comércio com as especiarias vindos da Índia e as constantes investidas de corçários franceses a costa brasileira, o rei de Portugal decidiu tornar o Pau-Brasil: estanco (monópolio da coroa Lusa), ou seja, algum burguês rico iria explorar o Pau-Brasil com o consetimento do rei português, e o primeiro a fazer isso foi Fernando Noronha ou de Noronha (mais tarde ganhou uma ilha por seus serviços prestados a coroa lusitana) . Novamente os franceses não respeitaram Portugal, o rei francês da época, Francisco I chegou a alegar ‘Gostaria de ver o testamento de Adão e Eva dividindo as terras do Novo Mundo entre Portugal e Espanha’ (referindo-se a o tratado de tordesilhas em que todas as terras a esquerda de 3000 léguas da ilha de cabo verde pertenciam a Portugal, e as restante a esquerda ficariam com a Espanha, assinada pelo Papa da época do tratado, e que evitou uma guerra entre as duas potências da expansão comercial maritima, vide que França e Inglaterra ainda estavam no processo de formação de seu estado nacional). Como o modo de extração do Pau-Brasil era o escambo (trabalho índigena em troca de objetos de pouco valor) tanto franceses como portugueses eram iguais para os índios, ou seja, Portugal precisava proteger suas terras o mais rápido possível. Daí surgiu a idéia das capitanias hereditárias, que fracassou antes mesmo de começar, das 15 originais, só 12 tiveram a carta de doação (documento em que o rei concedia poder total das terras ao donatário) assinadas, mas só 8 vieram para o Brasil, apenas 4 conseguiram não falir, e 2 deles conseguiram obter lucros (as de Pernambuco e Porto Seguro), com o fracasso do sistema o Governo Geral foi implantado.

tratado de tordesilhas

capitanias hereditárias:

Tomé de Souza, Duarte da Costa e Mem de Sá (1549-1572)

Tomé de Souza chegou ao Brasil, fundando a cidade de Salvador, capital da colônia, todas as outras capitanias deveria obdecer diretamente o Governo Geral, a única que não o fez foi a de Pernambuco, pois seu donatário Duarte Coelho, era velho conhecido do rei e exigiu ficar fora do sistema (pelo brasão dele ser um leão, pernambuco passou a conhecido como Leão do Norte). Tomé de Souza conseguiu estabilizar a economia da colônia seguindo três principios básicos:

Monocultura: seguindo os principios do Colonialismo, onde a colônia deveria produzir um produto só para dar lucros para a Metrópole e comprar tudo que a metrópole produzia. Deveria produzir tudo em grande escala.

Latifúndio: o latifúndio era essencial para a implantação do Latifúndio dependia diretamente da Monocultura e devia-se a regra de produzir em grande escala.

Escravidão: esse sistema precisava de trabalhadores que não custassem caro e que tivessem mão-de-obra baixissima. Não se podia usar o sistema de escambo nesse caso, pois o trabalho era muito desgastante e os índios se recusavam a fazê-lo (a principio os índios eram usados assim como escravos, os negros passaram a ser usados, pois o tráfico negreiro trazia ainda mais lucros para a Metrópole e não pela falsa teoria de que os índios trabalhavam menos, e depois pela proteção que os jesuítas deram a eles).

E o produto quese enquadro nessas três regras foi o Açucar.

Outras atividades econômicas foram: Pecuária (principal causador do ‘interioramento’ da população da colônia, usava mão-de-obra livre, sendo os índios os trabalhadores, ele funcionava no sistema do quarto, a cada quatro cabritos que nascessem um era do trabalhador), Drogas do Sertão (produtos vindo da floresta amazônica) e mais tarde o Algodão e a Mineração.

pronto vou ficar por aqui, foi mal o tamanho, semana que vem volto com invasão holandesa e se der mineração…

sábado venho falar de festas e outros temas sob o contexto do vestibular

;D

Bruno Tôp

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: