De volta…

outubro 31, 2008 às 1:48 am | Publicado em Vestibular 2009 | Deixe um comentário

Olá, Olá!

Estou viva, mesmo com o sumiço. Eu explico: Tivemos problemas com a internet aqui de casa, por isso tantos dias sem postar. Estive lendo as últimas publicações, bem felizes, por sinal. Formatura é sempre um motivo de alegria =) Daqui a duas semanas é a minha, quando estiver mais perto eu aviso, ok.

Bem, bem, esses dias estão sendo bem puxados. Comecei algumas revisões, bateu aquela sensação “falta pouco tempo e eu preciso estudar”, um pouquinho de desespero, mas bem, acho que já me acalmei em relação a isso. Ultimamente tenho prometido a mim mesma que vou aproveitar tudo o que for possível, e quando digo isso, incluo desde aulas até as pessoas. Não sei exatamente se vocês entendem o que quero dizer, mas é que a proximidade do fim (eita, falando assim parece que tudo vai se acabar =p ), eu fico pensando que poderia ter valorizado certas coisas, coisas que muitas vezes me passavam despercebidas (principalmente pela rotina) e nesses dias vejo o quão importante são. Ambiente escolar, professores, colegas, tempo livre e tudo mais o que valer a pena de ser lembrado eu quero aproveitar até o último minuto! Pronto. Portanto, espero que vocês aproveitem também, que aproveitem e curtam essa rotina tantas vezes cansativa, mas com certeza sentiremos falta dela!

Momento post desabafo =p  Se conseguiram ler até o final, obrigada hahaha

Até mais, pessoas. 🙂

Marina.

Anúncios

Concluintes…

outubro 28, 2008 às 5:23 pm | Publicado em Lazer | Deixe um comentário

Nossa, é meio complicado esse ano, não só pelo Vestibular, mas também porque ano que vem nós vamos ter nossa rotina de vida totalmente modificada… A maioria dos nossos colegas vão ficar para trás, e poucos amigos vão continuar do nosso lado… é muito complicado!!

Eu já havia percebido isso desde o fim do ano passado, mas agora ficou tudo mais claro… Ontem aconteceu o OscarNAP, uma brincadeira feita pela Comissão de Representantes, do qual que faço parte… E nossa foi perfeito! Deu um tabalho danado, mas o resultado foi muito melhor que esperava… Fui agraciado com dois prêmios: Pé de Cana e Cala a Boca!, apesar que acho que não mereço o segundo XD

Daqui a pouco, às 19, vai ocorrer a missa lá na quadra do Napinho… Vai começar a choradeira de verdade, se bem que ontem muita gente já chorou… Hoje vai ser algo mais sério…

AMANHÃ É A COLAÇÃO! Nossa vai ser muito boa… Engraçada e emocianante… De lá vamos para o Cuba do Capibaribe para o NAPresença Ano II – Festa da Tequila: com Banda ALL STAR, Salsa América, Beto do Violão e DJ FUNK… Vai ser muito bom…

e SEXTA a tão esperada FORMATURA DO NAP, né por nada não viu, mas a formatura do NAP sempre é a melhor… Foi mal Duda, a sua foi muuuuuuuito massa, mas a do NAP vai ser trilhões de vezes melhor… XD
Vai ser no mesmo Arcádia Apipucos, onde ocorreu a do CBV… As senhas tão esgotadas já, agora só com alguém que comprou senhas a mais… Vamos iniciar a comemoração do aniversário da Orquestra Super Oara e no fim com Big Big Tylenol… Vai gerar demais…

Vamos?

Tá vendo…. Num mereço o prêmio Cala a Boca!

xD

Bruno Tôp

PS: domingo, só no domingo, venho com um ou DOIS resuminhos legais de história ok?

Registro…

outubro 26, 2008 às 3:50 pm | Publicado em Vestibular 2009 | Deixe um comentário
eu e marcelooo

eu e marcelooo

…formatura

outubro 26, 2008 às 3:45 pm | Publicado em Vestibular 2009 | 2 Comentários

GALERAAAAAAAAAAAA A FESTA FOI PERFEITAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!! :DDDD

gente, nao posso descrever para voces a emoçao dentro daquele teatro enquanto os professores falavam, nem posso dizer o que foi o baile mesmo….n sei n sei…perfeitooooooooooo demais….por mim, aquilo ali..NAO ACABARIA NUNCA!! bem, sai da festa eram 5:30 da manha +-…fomos tomar cafe da manha (mais ou menos 30 pessoas) kkkkkk, e de la, o pessoal ainda foi na praia, mas eu….tava morta de cansada…e tinha que dormir pois as 15:00 tinha o inicio da revisao de matematica…(nao dava p eu perder de forma alguma), bem…dormir eram quase 7:30..e acordei as 12:00. Fui para aula e cheguei em casa as 20:00 (em alguns momentos senti muito sono, mas, sai lavei o rosto comprei biscoito…e ta tudo certo! kkkkkkk) e foi isso gente….encontrei bruno la tambem…todo arrumadinho…kkkkkkk…foi massa ne top? 🙂

tenho que ir gente….vou almoçar…volto aqui depois para colocar o resumo do livro: O SANTO E A PORCA.

beijooooooo

ah, as fotos, eu coloco logo mais….prometo!!

-Duda

Presença Holandesa no Brasil

outubro 26, 2008 às 2:26 am | Publicado em História | 5 Comentários

mal a demora para um novo resumo, é que essa semana começa a semana dos ConcluintesNAP 2008, segunda Oscar, terça missa, quarta colação e festa e sexta formatura. Segunda venho falar sobre isso… Falando em formatura a do CBV foi muito boa, pena que minha cabeça estava em outro lugar, garota na cabeça e longe de você é fogo… xD… então vamos a história:

Motivos da Invasão:

Introdução: Primeiro devemos lembrar que a Holanda ainda não era Holanda. Os Países Baixos, como eram conhecidos, e ainda são hoje, era uma parte do reino da Espanha. Isso mesmo da espanha, apesar de não ter fronteiras com ela… Por causa de casamentos entre as familias reais e a morte do monarca flamingo (da holanda) o trono passou para as mãos de Filipe I da Espanha. O que se sucedeu foi que logo após a morte de Filipe I, eis que assume o poder Filipe II da Espanha, um absolutista esclarecido, que passou a cobrar impostos altissimos da burguesia flaminga que era rica por viver do comercio do açucar com Portugal (eles emprestavam dinheiro aos lusos para implantar o comércio de açucar no nordeste brasileiro). Os burgueses flamingos então começaram a se insurgir contra a Espanha que era uma das duas potências mundiais da época (era a potência continental e Portugal era a potência maritima). Só que aconteceu algo inesperado, D. Sebastião (gravem esse nome, é interessante para a Guerra dos Canudos), morre sem deixar herdeiros numa guerra insana contra os mouros no marrocos, uma guerra civil estava prestes a estourar nas terras lusitanas, pois os nobres queriam que Filipe II, rei da Espanha e primo distante do falecido monarca assumisse, já a burguesia queria uma nova dinastia. Quem assumiu? Nenhum dos dois, D. Henrique, cardeal da igreja toma posse, mas já estava muito velho e só governou dois anos, morrendo e deixando para Filipe II, seu primo legitimo, e próximo no poder. A burguesia não aceitou, Filipe anunciou que ou era declarado rei, ou tinha guerra, a burguesia ‘corajosamente’ apoiou sua coroação. Surgia aí a União Ibérica (periodo em que Espanha e Portugal obdeceram a um só monarca, fase importante para o fim do tratado de Tordesilhas) As recém formadas Inglaterra e França se manifestaram contra a Espanha ser dona do mundo, e se deu inicio a Guerra dos Trinta Anos, em que a Espanha com Portugal (que entrou forçado na guerra) lutou contra França, Inglaterra e Holanda. Quem venceu? A Inglaterra, que se tornou a nova potência maritima, França, que assumiu o posto de potência continental e Holanda, que se livrou do dominio espanhol. Só que durante a guerra os portugueses foram obrigados a romper relações com os bavários (holandeses), isso fez com que os holandeses se irritassem, pois seu dinheiro estava todo no Brasil. Essas são as principais causas da Invasão.

Primeira Invasão: pouca gente sabe, mas antes de chegar ao Recife, os flamingos invadiram a Bahia, e chegaram a tomar a cidade de Salvador, sede do Governo Geral, por alguns dias, a Espanha temerosa que eles estivessem de olho no ouro que vinha do Peru mandou tropas rapidamente para sufocar a invasão, só que durante a estadia holandesa, eles conseguiram informações preciosas de como a colônia lusa se comportava – descobriram que Pernambuco não obdecia ao Governo Geral e que se fosse atacado dificilmente o Governo Geral acudiria, além de ver que era na terra dos altos coqueiros que estava a parte mais rica da colônia. Depois de conseguir fundos para o novo ataque através de corsários que roubavam barcos espanhóis a WIC (companhia de comercio da índias ocidentais – orgao de burgueses flamingos que financiavam a economia açucareira) planejou a segunda invasão.

Segunda Invasão: Em 1630 e começaram os bombardeios aos portos de Pernambuco, Matias de Albuquerque, donatário de PE viu que não poderia vencer e fugiu para o arraial do Bom Jesus (atual bairro de casa amarela) depois de queimar todo o porto do Recife para que os batavos não se aproveitassem de nada. Os flamingos fizeram o cerco que durou 2 anos. Eles conquistaram Olinda e Pau-amarelo em menos de três dias.

A Administração de Mauricio de Nassau:

Um dos maiores cérebros que moravam na Holanda na época, o alemão Mauricio de Nassau, foi trazido para ‘colônia holandesa’ para administrar e trazer de volta os lucros no comércio do açucar. Para se ter uma ideia o salário de Nassau era 2% de todo o lucro que todos os batavos conseguissem com o comércio açucareiro. Nassau a principio teria o mandato de cinco anos, mas devido a seu grande sucesso ele prolongou-se por aqui durante sete anos. Ele criou o ‘conselho escabino’ para lhe ajudar na administração da colônia e colocou aristocratas brasileiros nele, pregou uma politica de tolerância com todas as religiões, menos a árabe (lembrem que na época era frequente a Inquisição de protestantes e judeus pela igreja católica, e o ataque de protestantes a católicos, só expulsou os jesuítas que eram muito radicais que entrariam em conflito com os calvinistas, protestantes radicais que vieram da Holanda). Ele estendeu o território que antes só era formado pelo litoral pernambucano para a norte da Bahia até o começo do Maranhão. Invadiu e dominou as colônias portuguesas na África, pois sem o controle do tráfico de escravos não conseguiria manter a colônia. Reconstruiu Recife e trouxe vários intelectuais para cá, chegando a fundar o 1ºs observatorio e sinagoga da América. Apesar de sua ótima administração no fim da guerra os batavos precisavam de lucro, e Nassau não explorava os nativos, isso irritou a WIC, Nassau respondeu com uma carta avisando que se continuassem a cobrar iriam acabar sendo expulsos da América, a reposta da WIC foi a demissão dele. Onze anos depois os holandeses foram expulsos daqui na chamada Insurreição Pernambucana

Insurreição Pernambucana

É a última das três fases da estadia holandesa no Brasil (a invasão, ou periodo pré-nassau, a consolidação, ou periodo de Nassau e inssurreição, ou periodo pós-Nassau) que dava fim aos 24 anos de dominio batavo no Nordeste.

Quando a WIC começou a cobrar juros altos os senhores de engenhos começaram a falir e a WIC começou a tomar suas terras isso irritou profundamente os outros senhores de engenho, que temiam que sua cabeça fosse a próxima a ser cortada. O clima de insatisfação aumentou quando eles foram expulsos do ‘conselho escabino’, que controlava a administração local. Achando que o dominio português era melhor, os colonos começaram a planejar uma insurreição, sem saber que Portugal com uma nova dinastia, a de Bragança assinara um acordo com os Holandeses, para que não entrassem em conflito, pois Portugal estava em guerra com a derrotada Espanha da Guerra dos Trinta anos, atrás de suas ex-colônias e de independencia. Achando que receberiam apoio de Portugal os colonos se insurgiram em 1654, conseguindo sua primeira vitória no monte das tabocas (daí o nome da cidade que ali se originou, vitória de santo antão, importante para as Ligas Camponesas no século XX) e depois na duas famosas batalhas dos guararapes, sem a tão sonhada ajuda dos portugueses e por último na batalha da taborda onde expulsaram de vez os batavos da América do Sul. Essas vitórias que os pernambucanos conseguiram, praticamente sozinhos uma das potências mundias da época. Isso iniciou um sentimento muito forte na população desse estado, o NATIVISMO pernambucano (importantissimo nas futuras revoltas pernambucanas ao longo de toda sua história) que ainda é muito inflamado até hoje. Mas como um bando de subnutridos e mal-armados conseguiram derrotar uma das potências da época? Simples: o lugar de potência maritima deixado por Portugal após a Guerra dos Trinta Anos foi disputado numa guerra pela Inglaterra e pela Holanda, os britânicos venceram e passaram a eles mesmo explorarem o Brasil.

Consequencias da Invasão Holandesa: depois que foram expulsos daqui, os Holandeses partiram para a América Central e do Norte, os latifundiários foram para as Antilhas, e continuaram com o comercio açucareiro criando a primeira concorrencia contra o açucar nordestino, esse foi um dos principais fatores da economia açucareira do século XVII-XVIII; os burgueses (principalmente judeus) compraram uma terra Inglesa e fundaram a Nova Amsterdã, que mais tarde pela sua prosperidade foi recomprada pelos Ingleses
e passou a se chamar Nova Iorque (é, a história é muito irônica!). Outra importante consequência foi que durante a Invasão e a insurreição muitos escravos fugiram para o interior e fundaram Quilombos, o mais famoso deles em Alagoas, o Quilombo dos Palmares que contava com escravos vindos na maioria dos casos de Pernambuco.

yeah, acabou, bem grandinho né? é que esse eu dei bastante detalhes porque é uma questão certa da Federal na 1ª ou na 2ª fase, às vezes caindo nas duas! E ultimamente eles tem colocados detalhes irrelevantes, pois num tem mais o que perguntar (não estão querendo repetir perguntas dos anos anteriores).

Fico por aqui… Segunda venho falar das festividades do NAP, urrru vão ser massa!

Bruno Tôp

Oii..

outubro 25, 2008 às 11:52 am | Publicado em Variedades | Deixe um comentário

Meu Deus! Outubro  ta passoando numa velocidade que eu acho que ta pulando de setembro pra novembro! auhauhauha Parabéns pra Duda pela formatura, to super ansiosa pra que chegue a minha, ainda mais pq eu faço parte da comissão de formatura, ai como fico sabendo de todos os detalhes quero que chegue o mais rápido possível pra eu ver na festa tudo que tava no papel..tirando porto seguro ehehe é o melhor do terceiro ano!

Tirando a ansiedade pro vestibular e pra formatura tudo continua na mesma, ou seja,  estudando muito!!!! hahaha ainda mais pq agora está vindo a semana de recuperações e como eu fiquei em várias tenho que estudar em dobro.

Mas como graças a Deus hoje é sábado estou muito afim de pegar uma prainha, fazer alguma coisa a noite. PRECISO! auhauhauhahua

beijão gente!

Bia

Oi galera

outubro 24, 2008 às 6:46 pm | Publicado em Vestibular 2009 | 1 Comentário

Muito legal a participação de vcs viu?! Falta pouco né?! Aproveitem para revisar os últimos assuntos. Segue link com algumas dicas: http://jc.uol.com.br/2008/10/20/not_182740.php

Abs,
Inês Calado
JC OnLine

oi gente :)

outubro 23, 2008 às 4:01 pm | Publicado em Vestibular 2009 | 2 Comentários

Gostaria de pedir desculpas por n ter postado nos ultimos dias, mas é que essa semana é prticamente uma semana de festividades la no colegio…ontem por exemplo foi a aula da saudade…e…nao tenho palavras mesmo para descrever o que eu senti ao ver grandes professores e coordenadores fazendo toda aquela “supresa” p a gente…pessoal, por alguns segundos eu fechei os olhos e desejei que aquele momento nao acabasse sabia…foi muitoo emocionante…mesmo. E entao, hoje sera a grande formatura ne…a tarde tenho que ir para o salao..(kkkkkk) e a aula que eu teria a noite…ja assisti (afinal, nada de perder aulas nesse fim de 3 ano, por favor! ), inclusive semana passada ja perdi uma, mas é que eu precisava de qualquer jeito estudar física! =/ Ah, marina escreveu sobre “dor de estomago” no inicio do ano eu senti muito, e depois parou..mas de umas semanas p ca, venho sentindo com mais frequencia….nao sei ainda o que realmente pode ser…mas é muito ruim…acho que é uma mistura de tudo que a gente ta passando ne pessoal!? uma mistura de emoçao com ansiedade, com medo, com insegurança…enfim..n sei! 😛

Gente, tenho que ir…vou fazer uma ficha de portugues 2 da UFPE, ate a hora de ir me arrumar..:D se Deus quiser…..vai ser lindooooooo hoje!

e…ate a proxima! trarei novidades concerteza!

grande beijo!

Duda

Contagem regressiva

outubro 22, 2008 às 11:07 pm | Publicado em Vestibular 2009 | Deixe um comentário

Oii galera..

Passando aqui rapidinho pra postar sobre oq foi o meu dia de hoje. LOUCURA! ahahaha como sempre, colégio de manhã, cursinho e organização do Oscar, que é um evento que o colégio faz todos os anos para homenagear os professores; quem quiser ir está mais do que convidado, é no colégio motivo dia 1º de Novembro a partir das 18:30, vale muito a pena ir conferir.

Sem querer “botar o terror” mais vcs já perceberam que falta apenas 1 mes para a primeira fase do vestibular? Não sei se isso tá acontecendo cmg, mas a sensação é que ta passando muito rápido..o tempo tem que dar uma desacelerada, eu preciso estudar mais auhauhauhahuauh. É sempre assim, acho que já ma acostumei com a ídeia de todos falarem que a gente sempre acha que os concorrentes estão estudando mais que nós. Verdade ou não, o que importa é que está chegando e o nervosismo, a angústia, a felicidade tbm, por estar chegando o final do ano, as férias, tá tudo a flor da pela, ta tudo misturado.

Não queria um post “nervoso” só que eu to pensando muito nisso e queria saber se vcs tbm! ahahaha quero dividir a minha angústia com vcs!

Perto ou nao, cedo ou nao ELE está chegando…e por isso que eu to indo estudar!

beijão gente, que comece a contagem regressiva né? auhahuauhahua

Bia

Aulão de Literatura

outubro 21, 2008 às 2:26 am | Publicado em Vestibular 2009 | 1 Comentário

Olá pessoal!

Esse fim de semana foi cheio (aulas, aniversário do meu pai…), por isso não postei. Gostei muito dos posts anteriores. Desde as dores de estômago até o resumo de história, que por sinal eu acabei de ler e achei bem completo.

Bem, dia 2 de novembro (domingo) haverá um aulão de literatura com a Professora Fátima Amaral. Não exatamente aulão de literatura, mas sim o resumo de todos os livros que cairão tanto na UFPE quanto na UPE. Será no Centro de Convenções, o valor é R$30, 00 e vocês podem adquirir o ingresso no Colégio Contato!  

Por hoje é só 🙂

 

Marina.

Próxima Página »

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.