Desvio-padrão da UPE

dezembro 4, 2007 às 5:43 pm | Publicado em UPE | 1 Comentário

Bem, o desvio-padrão da UPE é utilizado como uma comparação entre os candidatos, que pode alterar muito ou pouco o valor das questões de uma matéria. Se muitas pessoas erraram questões naquela disciplina, então ela terá seu valor aumentado, e vice-versa.

O desvio só é considerado entre candidatos do mesmo curso e entre matérias de um mesmo Grupo (humanas, exatas etc.), e é pesado na disciplina, não na questão isoladamente. Primeiro se calcula o escore-padrão, que indica a quantidade de desvios-padrão por disciplina. Com esse resultado, por exemplo, você pode saber se ficou um ou dois pontos acima do escore médio dos outros candidatos. Se você teve um escore acima, essa medida será o peso que aumentará suas questões naquela matéria.

Assim:

Escore-padrão: Y = (A – X)/S , em que A é a pontuação na disciplina, X é a média aritmética das notas dos outros candidatos naquela disciplina, e S é o desvio-padrão da disciplina no Grupo de matérias, por Curso.

Os pontos obtidos pelo candidato em cada disciplina serão convertidos, estatisticamente, em escores padronizados, levando em consideração os demais pontos alcançados em seu Grupo, pela fórmula a seguir:

Epd = 100Y + 500 , em que Epd é o escore padronizado do candidato na disciplina, no Curso, por Grupo, sem decimal; 100 é um desvio-padrão arbitrário (pra tirar as casa decimais) e 500 é a média arbitrária utilizada. Aqui, 100Y indica a parte da sua nota que está acima ou abaixo da média.

Exemplo:

Para Português (suposição): A = 70(nota que ele tirou), X = 64, S = 6. Dessa forma, Y = (70 – 64)/6 = 1. Isso mostra que o candidato está uma unidade de desvio-padrão acima da média, o que aumentará a nota da disciplina.

Epd = 100 . 1 + 500 = 600. Ou seja, a nota do candidato em Português ficou em 600, quando a média padrão é 500.
Depois de se tirar o Epd de todas as matérias, faz-se uma média ponderada com o peso de cada matéria……………………………… simples, não???

PS: eu acho que eles colocam algo tão complicado pra ninguém entender mesmo e não ter como questionar a nota… :p

Harry

Anúncios

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Xingamentos e indignações em relação à UPE, podem escrever aqui.
    😛


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: