A evolução dos direitos de voto

outubro 10, 2007 às 9:40 pm | Publicado em História | 2 Comentários

No começo, era o verbo. O verbo “calar-se”. Ninguém da plebe tinha o direito de votar ou decidir os rumos da nação; tudo estava nas mãos da elite aristocrática. Essa era a regra para a maior parte das nações na maioria das Idades históricas, da Antiga à Moderna. O progresso da discussão dos direitos da sociedade veio maciçamente com o Iluminismo, mas, mesmo quando seus ideais foram empregados, o foram para uma minoria, seja na França, na Inglaterra, na Espanha, nos EUA. Foi durante a Era Vitoriana inglesa (1837-1901) que os direitos, entre eles o de voto, começaram a vir à tona. Em 1838 era lançada a Carta do Povo, na Grã-Bretanha, exigindo sufrágio universal (todos votavam), fim dos critérios censitários de voto e elegibilidade etc. Contudo, só 10 anos depois foi levada ao Parlamento, e não foi de todo aprovada. Em 1858 deu-se o fim do censo eleitoral na Câmara dos Comuns (dos Deputados). Anos depois, os direitos começavam a ser estendidos ao campo. Só em 1918 o sufrágio universal seria completado nesse país.

Já na França, depois da queda de Napoleão, Luíx XVIII assume o trono, com ares de liberalismo, mas muito de absolutismo. O voto era fortemente censitário e restrito: de 33 milhões de habitantes, 94 mil votavam.

No Brasil, a Constituição de 1891, a primeira republicana, tirava o critério censitário do voto, mas era só para homens, alfabetizados e maiores de 21 anos… ou seja, cerca de 15% da população. Com Vargas, em 1934, as mulheres ganharam o inédito direito de votar. Só na segunda metade do século XX o Brasil conquistaria seu sufrágio universal.

Hoje, o direito é dado à maioria, mas será que a consciência desse direito é? Que recursos o povo tem para fazer as melhores escolhas? Bem, de qualquer forma, a palavra consciência é para um outro momento histórico…

Harry

Anúncios

2 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. EU ACHEI MUITO MANEIRO ESTE SITE PQ ALEM DE CONTAR A EVOLUÇÃO DO VOTO CONTA SOBRE A EVOLUÇÃO DO PAÍS.

    MARIE J.

  2. Olá, estou fazendo minha monografia e o meu tema é o direito ao voto do preso provisório, estou escrevendo o primeiro capitulo, gostaria de receber mais informações sobre a evolução das CF no Brasil. Se puder me ajudar ficarei muito grata. OBRIGADO.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: