setembro 28, 2007 às 9:01 pm | Publicado em História | 4 Comentários

eravargas_peq.jpg

Oi galera, espero que vocês estejam tendo um bom proveito do nosso blog. Tive uma aula muito interessante hoje, sobre a Era Vargas; período este que marcou a nossa história. Vou colocar abaixo um resumo da aula do professor João Carlos (Jojoca) o qual quero deixar um grande abraço em nome de todo colégio por ser um ótimo professor e nos ajudar bastante a entender a história do nosso país; VALEU JOJOCA !!!  

Bons estudos.

      ERA VARGAS

Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 1930, que derrubou o governo de Washington Luís. Seus quinze anos de governo seguintes, caracterizaram-se pelo nacionalismo e populismo. Sob seu governo foi promulgada a Constituição de 1934. Fecha o Congresso Nacional em 1937, instala o Estado Novo e passa a governar com   poderes ditatoriais. Sua forma de governo passa a ser centralizadora e controladora. Criou o DIP ( Departamento de Imprensa e Propaganda ) para controlar e censurar manifestações contrárias ao seu governo.
Perseguiu opositores políticos, principalmente partidários do comunismo. Enviou Olga Benário, esposa do líder comunista Luis Carlos Prestes, para o governo nazista. Criou a  Justiça do Trabalho (1939), instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT. Os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas. 
Getúlio investiu muito na área de infra-estrutura, criando a Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a Vale do Rio Doce (1942), e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945). Em 1938, criou o IBGE ( Instituto brasileiro de
Geografia e estatística). Saiu do governo em 1945, após um golpe militar.
Em 1950, Vargas voltou ao poder através de
eleições democráticas. Neste governo continuou com uma política nacionalista. Criou a campanha do ” Peróleo é Nosso” que resultaria na criação da Petrobrás. 
Em agosto de 1954, Vargas suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito. Deixou uma carta testamento com uma frase que entrou para a história : “Deixo a vida para entrar na História.”  Até hoje o suicídio de Vargas gera polêmicas. O que sabemos é que seus últimos dias de governo foram marcados por forte pressão política por parte da imprensa e dos militares. A situação econômica do país não era positiva o que gerava muito descontentamento entre a população.
Embora tenha sido um ditador e governado com medidas controladoras e populistas, Vargas foi um presidente marcado pelo investimento no Brasil. Além de criar obras de infra-estrutura e desenvolver o parque
industrial brasileiro, tomou medidas favoráveis aos trabalhadores. Foi na área do trabalho que deixou sua marca registrada. Sua política econômica gerou empregos no Brasil e suas medidas na área do trabalho favoreceram os trabalhadores brasileiros.

Anúncios

4 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Ai, Jojoca!!! Eu fui aluna dele e adorava quando ele dizia: “vamos anotar?”. Ele ainda diz isso? Heheheheehehehe… Muito do que sei de História devo a esse professor, além de Axel Alves e Penha Passos… Gostava tanto dessa matéria, e ainda gosto muito, que até pensei em fazer história!!!
    Estudem bem todas as histórias para poder traçar a própria história…

  2. GRAAAAAAAAANDE JOJOCAAA!! Eu adorava as aulas dele ano passado. Ainda guardo as anotações =]

  3. ele ainda diz sim:
    ANOTEM…
    hehehe
    é um excelente professor
    vou mandar ele passar por aqui pra vê os posts de vcs viu?

    bjo e valeu XD

  4. Como eu amooo esse prohessor jojoca! Com ele, história é uma delícia…
    Esse pequeno, grande homem, que eu tanto amo!
    Bordões:
    Anote…
    Policarpo Quaresma que coitado teve um triste fim…
    Cavalaria aérea marítima…
    Quero ver o mar pegar fogo, pra comer peixe assado!

    hehehehe…
    Várias outras!

    Te amo jojoca, você é o melhor professor do mundo!

    =*


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: