Sobre como enfrentar os sermões

setembro 27, 2007 às 1:40 am | Publicado em Pais X feras, Vestibular.08 | 4 Comentários

Ouvir sermão de pai e mãe é algo bastante chato e até desestimulante, mesmo que seja necessário. “Pare de conversar balela nesse computador e vá estudar”, “Você tá em ano de vestibular, não pode fazer isso”, “Você tá saindo muito pra quem vai fazer vestibular”, “Quer passar como desse jeito?!”, entre outros. E o pior é que mesmo que você saiba que está errado, você acha que está sempre certo. Talvez eu não seja a pessoa certa para falar esse tipo de coisa, confessando agora que não estudei “necas-de-petibiribas” esse ano, e mesmo que o vestibular não seja um monstro eu tenho um pensamento pessimista que não vou passar, mas enfim, isso não é o que vem ao caso agora. A questão é: Como aguentar ouvir os mesmos sermões todos os dias?

A princípio, estes que reclamam de atitudes talvez irresponsáveis suas, estão totalmente corretos. Mas é necessário que haja um entendimento mútuo. Gostaria de saber quais providências vocês tomam quando seus familiares vêm com todo aquele “blábláblá”..

 (post confuso, desculpem. É que nesse exato momento minha mãe está pedindo que eu desligue o computador e vá dormir. Hahahahaha, pois é).

Gabriela Borges 🙂

4 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Não sei se esses sermões dependem dos pais ou dos filhos. Pq tem filhos que dão motivos para que os pais dêem esses puxões de orelhas, mas tb têm pais que não precisam de motivos para reclamar!!!

    Na época que fiz vestibular não era maníaca de livros, mas criei uma rotina diária de estudos. Desta forma, não precisava de sermões. 🙂

  2. Eu acho que em geral os pais geralmente reclamam pq eles tem medo de que o filho fracasse, não é nem por eles, e sim por eles sentirem medo de ter que lidar com a decepção do filho.

    Claro que tem pais que querem se realizar pelos filhos, lidar com esses assim acaba sendo pior pq eles esperam que os filhos sejam o que eles querem. Acabam colocando sua frustração nos ombros dos filhos, nessa hora que é o mais complicado.Pq alem da sua propria, o vestibulando fica com medo da decepção de seus pais. Mta gente não tem estrutura pra aguentar esse tipo de pressão, e acaba cedendo na hora do vestibular, por mais preparado que seja.

    e é isso ae zuda, tais virando artista mesmo, toda chique. =*

  3. Bem, eu nunca tive mto problema com isso, nunca fui mto afetado por pressões externas mas acredito que a pressão que os pais colocam, pelo menos em geral, seja mais pra evitar que o proprio vestibulando se decepcione com uma reprovação.

    Mas é claro que tem pais que exageram, e acabam colocando pressão extra, alem da propria pressão que o vestibulando coloca em si mesmo que é grande, nos filhos, o que atrapalha mta gente, por mais preparada que o aluno esteja. Conheço caso de otimos alunos, sempre entre os primeiros da classe, mas que tinham tanta cobrança pro vestibular que não conseguiram tirar notas maiores que medianas.

    A melhor forma de lidar com esses exageros é com a conversa, se o pai ver que vc tá se esforçando não tem pq vir com tanta cobrança assim.

    Bom, é isso que eu acho, beijo zuda, sorte no broguinho aí.

  4. Meu pai fala EXATAMENTE as frases que você ciitou…Me identifiquei to-tal-men-te…
    Mas acho que você deve levar… O terceiro ano é um momento não apenas de estudo pra o vestibular, mas de amadurecimento, pois com o tempo você aprende a lidar com esse tipo de situação (pais reclamando) e também com outros como: resolver suas incrições sozinho(a), tirar documentos (se faltar algum para sua inscrição), decidir o seu curso, escolher o turno, a entrada (1ª ou 2ª) e etc, então essa situação é uma das tantas que você tem que aprender a lidar, além das contas, fórmulas, teorias p/ o vestibular…


Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

